FESTAS
Carlos Manuel Pinto
A localidade dos Netos na freguesia de Ferreira-a-Nova, recebeu as Festas de Santa Filomena, uma festa religiosa cuja Procissão de Domingo foi o ponto alto numa festa com mais de 50 anos.
Adelaide Teixeira, membro da Comissão de Festas, em declarações à Foz ao Minuto afirmou que «o balanço tem sido positivo, sendo que tem tido muita procura pela população local, bem como pessoas de fora. No Sábado por exemplo, o jantar teve praticamente casa cheia».
«Esta é uma tradição com mais de 50 anos, sendo que nos últimos 9, a procissão começou na capela. O recinto da festa realiza-se num terreno, que se encontra por detrás da escola primária dos Netos, terreno este comprado pela própria Comissão de Festas. Também a capela foi construída com fundos da Junta de Freguesia e com o apoio da Comissão de Festas, antigamente a festa realizava-se no largo das lojas, onde-se construía uma capela provisória, madeira». Elucidou-nos a responsável pela festa.
Também o Capelão José Belandino, (também ervanário e massagista da terra) nos elucidou um pouco melhor sobre este certame: «as imagens em procissão são as de Nossa Senhora das Dores, Santa Filomena (a padroeira da terra), Nossa Senhora da Rosário de Fátima e Cristo da Misericórdia Divina.
Bruno Cavalheiro, maestro da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense, relatou que «este é o 3.ano consecutivo em que são convidados pela Comissão de Festas, contundo, a Filarmónica, já participou noutras ocasiões nesta mesma festa».
Numa altura em que os músicos de Maiorca estão com um grande "andamento" para festas uma vez que este mês já é a terceira festa religiosa onde participam.
Fotogaleria
O Capelão, ervanário, massagista (Dr. Osteopata) chama-se José Belandino, e não Valentino! Esse senhor já deveria ter uma rua com o seu nome nos Netos, tal é a sua dedicação à terra. É o fundador dessa festa, ainda no largo das lojas. E agora é o mentor/fundador da associação de moradores. Por favor não troquem o nome...
ResponderEliminarObrigado pela correcção e pedimos desculpa pelo lapso, já foi rectificado o nome do senhor José Belandino.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarFerreira-a-Nova?????????
ResponderEliminar