Foz ao Minuto

[email protected]

publicidade.fozaominuto@gmail.com
A melhor forma de anunciar no século XXI

29 de setembro de 2017

Tiro: João Marques vence Troféu em Lisboa





DESPORTO


No passado dia 24 disputou-se o Troféu 124.º Aniversário da ST2 ( Sociedade de Tiro nº.2, de Lisboa) com um total de 83 participantes. O júnior do Ginásio João Marques, competindo em carabina a 10 metros, classificou-se em 1.º lugar no seu escalão etário (HJ) com 583,8 pontos.
 

Escola Bernardino Machado participa em Encontro de Boccia



EDUCAÇÃO

Decorreu, no passado dia 27 de Setembro, na Escola Básica e Secundária de Alcains (Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira) O 1.º Encontro - Convívio de Boccia do ano letivo 2017/2018.

A Escola Secundária Dr. Bernardino Machado esteve presente com uma delegação constituída por 14 Alunos, 3 Professores e 1 Assistente Operacional. Para alguns alunos, este foi o primeiro contacto com esta modalidade. No entanto, todos manifestaram grande empenho e entusiasmo.

Este ano lectivo, mais uma vez, a Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, sede do Agrupamento Figueira Mar, irá participar no Campeonato de Desporto Escolar – modalidade de Boccia, onde já obteve alguns títulos relevantes.

Acima de tudo, o Boccia assume-se como uma modalidade potenciadora de integração entre alunos de diversas realidades e contextos sociais e intelectuais.

No final do dia, foi realizado um balanço da actividade, no qual todos os participantes referiram ter gostado e manifestaram vontade de continuar a praticar Boccia.





Acabou a Naval 1.º de Maio: Equipas inscritas nos Campeonatos Nacionais de Juniores, Juvenis e Iniciados vão desistir dos campeonatos



DESPORTO
Rogério Neves

Juniores, Juvenis e Iniciados desistem dos Campeonatos Nacionais

Hoje, Vera Azul representante de Aprigio Santos na Naval 1.º de Maio comunicou aos  atletas e atletas e familiares destes «que a Naval 1.º de Maio não tinha condições económicas para manter as equipas nos Campeonatos Nacionais (Juniores, Juvenis e Iniciados), dada a falta de de condição económica e de um investidor».

Vera Azul referiu ainda a «existência de um eventual  investidor (colombiano) que desistira de investir no  clube desde que a Camâra Municipal retirou o Estádio à Naval SAD» e deu a conhecer que «a sua missão na Naval tinha terminado».

Vera Azul era a única personalidade que assumia a Naval 1 de Maio por decisão de Aprigio Santos face ao vazio directivo que ocorre desde há vários anos no clube

As decisões foram radicais e estão tomadas as equipas da Naval SAD, não participam no Campeonato da Divisão de honra da AF Coimbra e as três equipas que representavam a Naval 1.º de Maio nos Campeonatos Nacionais desistiram das competições onde estavam inseridas.

Ainda é cedo para se fazerem analises mas esta pode ser uma decisão com consequências para o resto da época, vendo-se os jovens atletas da Naval, afastados dos campeonatos nacionais onde se encontravam a competir.

Segundo foi possível apurar, a Naval 1893 para que os atletas não fiquem sem competir aceitará todos os que quiserem representar a Naval 1893 nas equipas que irão disputar os Campeonatos Distritais nos escalões já referidos.

28 de setembro de 2017

"Buarcos - Forais " apresentado no Teatro Trindade


HISTÓRIA

O Município da Figueira da Foz apresentou publicamente, no passado sábado, 23 de Setembro de 2017, pelas 18h00,  no Teatro Trindade, a obra “Buarcos – Forais”, numa cerimónia amplamente participada que marcou o Programa das Jornadas Europeias do Património 2017 e o culminar das comemorações dos 500 anos da outorga da carta de foral, pelo rei D. Manuel I a Buarcos.

Com coordenação científica de Saul António Gomes, em co-autoria com Maria de Lurdes Palaio, Ana Isabel Martins Moreira Pina e Ana Paula Cardoso, a obra, com mais de quatrocentas páginas e que divulga o texto do foral de Buarcos, tem direcção executiva do Vereador da Cultura, António Tavares e da Chefe de Divisão de Cultura, Margarida Perrolas.

Na cerimónia, estiveram presentes António Tavares, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e  José Esteves, presidente da Junta de Freguesia de Buarcos / S. Julião Tavarede. O enquadramento histórico da obra esteve a cargo de Saul António Gomes e a  mesma pode ser adquirida no Museu Municipal Santos Rocha. 


Município e Museu da Ciência assinam hoje protocolo de cooperação



CIÊNCIA

Realiza-se hoje pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Município a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre o  Município da Figueira da Foz e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o qual visa assegurar condições para o aproveitamento recíproco das potencialidades de colaboração entre o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Museu Municipal Santos Rocha, o Núcleo Museológico do Mar e o Núcleo Museológico do Sal.

Nomeadamente através da promoção da investigação, preservação e divulgação do património científico das duas instituições, da realização regular de iniciativas que visem a troca de experiências e conhecimentos técnicos e a formação de pessoal ligado à gestão e manutenção das colecções, da partilha de conhecimentos e realização de intercâmbios, da colaboração na realização de programas de estudo de instrumentos científicos, da cooperação em programas de formação de recursos humanos, da colaboração na realização de exposições e de programas de cultura científica, de actividades educativas realizadas no âmbito do projecto Noite Europeia dos Investigadores, entre outros.

Assista ao debate entre os candidatos à Câmara Municipal da Figueira da Foz



DEBATE

Promovido pela Associação Figueira Viva, o CAE (Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz), recebeu um debate entre os 6 candidatos à Câmara Municipal da Figueira da Foz. A Foz ao Minuto esteve a transmitir esse debate em directo, assista ao vídeo no seguinte link:

CARREGUE AQUI PARA ASSISTIR AO DEBATE

Assista ao debate na freguesia de Lavos (Figueira da Foz)


27 de setembro de 2017

Escola Bernardino Machado - O Mandarim e a Cultura do Império do Meio



EDUCAÇÃO

No âmbito da comemoração do Dia Europeu das Línguas e com o objectivo de motivar os alunos para a aprendizagem de línguas estrangeiras, realizou-se, no dia 26 de Setembro, na biblioteca escolar da Escola Dr. Bernardino Machado, a sessão «Mandarim e a cultura do Império do Meio», dinamizada por Lídia Monteiro, professora licenciada em Filosofia, que estuda mandarim no Instituto Confúcio e que, actualmente, se dedica ao ensino-aprendizagem desta língua.

A actividade foi dirigida a alunos do 10.º ano, acompanhados pela docente de Inglês, Ana Sousa. Lídia Monteiro, que esteve a leccionar na China durante quatro anos, partilhou com os alunos a sua experiência, fornecendo-lhes informações sobre o sistema de ensino da China, onde a valorização da educação e a cultura de esforço e disciplina fazem parte de uma longa tradição.

Relativamente à língua mandarim, fez referência aos caracteres chineses, mostrando palavras que pretendem ser imagens estilizadas dos objectos que representam, ao pinyin (sistema  de transcrição alfabética  e fonética  dos caracteres chineses, que usa os caracteres do alfabeto latino), à pronúncia, realçando os quatro tons da língua, e à escrita, salientando a importância da ordem dos traços.

Os alunos tiveram a oportunidade de pronunciar algumas palavras e de se iniciarem na escrita de alguns caracteres, o que consideraram uma tarefa aliciante apesar da dificuldade sentida. Estes participaram com motivação e entusiasmo, tendo a sessão sido gratificante para todos os intervenientes.


GDR da Chã recebe espectáculo musical "Tudo por um Sonho" para ajudar jovem cantora Filipa Gomes





MÚSICA

Filipa Gomes, cantora da Costa de Lavos leva o espectáculo "Tudo Por Um Sonho" ao palco do Grupo Desportivo e Recreativo da Chã no próximo sábado dia 30 de Setembro a partir das 22h. Um espectáculo que servirá para ajudar a jovem cantora a realizar o seu sonho e angariar verbas para o seu cd.



Explosão numa casa faz dois feridos na Tocha (Cantanhede)


TOCHA
Duas pessoas ficaram hoje feridas, uma delas com gravidade, na explosão de um anexo de uma casa na localidade de Caniceira (freguesia da Tocha) Concelho de Cantanhede, segundo fonte  do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.
De acordo com a mesma fonte, na explosão, que ocorreu às 06:15, uma pessoa ficou ferida com gravidade e outra teve ferimentos ligeiros, tendo ambos sido encaminhados ao hospital.
A explosão, segundo foi possível apurar pode ter sido causada por uma fuga de gás.

XI Congresso dos Juízes Portugueses, subordinado ao tema “Em defesa dos direitos: o poder judicial num mundo novo”. De 12 a 14 de Outubro na Figueira da Foz.




DIREITO

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, vai receber o XI Congresso dos Juízes Portugueses, um  subordinado ao tema “Em defesa dos direitos: o poder judicial num mundo novo” entre os dias 12 e 14 de Outubro deste ano.

Entre os oradores vão estar Christophe Régnard, presidente da UIM - União Internacional dos Magistrados; Gualtiero Michelini, presidente da MEDEL – Magistrados Europeus pela Democracia e Liberdades; Jayme de Oliveira, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros; Dulce Neto, vice-presidente do Supremo Tribunal Administrativo; João Paulo Raposo, secretário-geral da ASJP; José Manuel Pureza, deputado da Assembleia da República, e Nuno Melo, eurodeputado. 
Participam ainda os professores universitários António Araújo e Viriato Soromenho Marques e Adriano Moreira, antigo político e docente universitário.
Durante a conferência serão abordados temas como os direitos humanos; a globalização e compressão dos direitos; o ser e o dever ser da organização dos tribunais; justiça ou injustiças – a questão da arbitragem; gestão e independência interna; olhares sobre a justiça e o judiciário e o político num estado enfraquecido.

Município e Associação António Fragoso associam-se para homenagear David de Souza e António Fragoso



CULTURA

O Município da Figueira da Foz e a Associação António Fragoso irão, a partir de 3 de Outubro de 2017 e até 3 Outubro de 2018, homenagear conjuntamente o Maestro David de Souza e António Fragoso, dois grandes vultos da música e da cultura portuguesa, unidos por laços profissionais e de amizade, que faleceram em 1918, vítima de gripe pneumónica, com apenas oito dias de intervalo um do outro.

O Programa Comemorativo do Centenário da morte dos dois músicos incluí diversos eventos musicais, conta, na Figueira da Foz, com a parceria do Conservatório David de Sousa e do Coral David de Sousa, e terá o seu início já na próxima terça-feira, 03 de Outubro, pelas 18h00, com a deposição de uma coroa de flores no Busto do Maestro David de Souza, seguindo-se pelas 21h30, no Auditório Municipal, com entrada gratuita, um concerto com a participação da soprano Ana Leonor Pereira, da violoncelista Teresa Valente Pereira e do pianista, António Ferreira, que irão interpretar, entre outras obras, Cantos Portugueses harmonizados por David de Souza.

O programa incluí ainda no mês de Outubro, dia 21, pelas 21h30, a realização,  no Centro de Artes e Espectáculos, de um Concerto Comemorativo do Centenário da morte de António Fragoso, no qual será tocada uma obra musical de David Souza “Aquarele”.


Visitas o património natural e arqueológico do concelho assinalam Jornadas Europeias do Património



CULTURA

O Município da Figueira da Foz promoveu, no passado domingo, 24 de setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano sob o tema Património e Natureza, uma visita a dois locais de interesse histórico e patrimonial do concelho: O Cabo Mondego, Monumento Natural (desde 2007), que constitui um dos testemunhos mais importantes para a compreensão da história geológica de Portugal e  o Castro de Santa Olaia e Monte do Ferrestelo.

O principal objetivo da visita, que reuniu cerca de 40 participantes e foi realizada - ao Cabo Mondego-  pelo geólogo Jorge Carvalho e pelo arquiteto  Sebastião Goulão, técnicos  integrados na equipa do Geoparque Jurásssico da Figueira da Foz,  - ao Castro de Santa Olaia -  pela arqueóloga Ana Ferreira, técnica do Museu Municipal Santos Rocha, foi chamar a atenção para a relação que existente entre a natureza e o património e como esta relação se reflete na génese do nosso território. 

O Município irá, a curto prazo e no âmbito da Candidatura da Figueira a Foz a Geoparque Jurássico, promover novas visitas ao Cabo Mondego e outros locais de interesse. 




Bibllioteca Municipal da Figueira da Foz expõe espólio musical e promove experiências musico-sensoriais


CULTURA

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música, que se  assinala a 1 de Outubro, a Biblioteca Municipal promove no mês de Outubro uma mostra em que irá dar a conhecer parte do seu fundo musical. Serão expostas capas ilustradas de cerca de 80 partituras musicais, com  ilustrações diversificadas, tanto no traço como nos motivos. 
Paralelamente serão promovidas sessões de criação musico-sensorial, gratuitas, destinadas à comunidade escolar e público em geral. Os interessados deverão efectuar inscrição prévia:  .

Figueira da Foz: Antigo ministro de S. Tomé apresentou livro que aborda a violência doméstica


CULTURA

O livro “Ao Cair da Noite”, da autoria de Albertino Bragança, foi apresentado no passado sábado, dia 23 de setembro de 2017, no Auditório Municipal, com a participação de Sheila Khan, Investigadora da Universidade do Minho, e de João Viegas, Assessor da Assembleia da República, numa sessão conduzida pelo Vereador da Cultura e vice-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, António Tavares.

«A Figueira da Foz tem uma forte ligação a São Tomé, desde logo através do escritor Luís Cajão, autor do romance ali passado, “A Estufa”, que acabaria por ser apreendido pela censura ainda na tipografia, por versar sobre a exploração colonial e o racismo, e ainda por ação do benemérito Fernando Augusto Soares, que mandou construir o Teatro Trindade, fundou uma escola e financiou a primeira corporação de bombeiros de Buarcos, depois de ter feito fortuna em São Tomé», disse António Tavares, na abertura da tarde literária. 

A João Viegas coube apresentar o escritor e o homem que sintetizou em quatro dimensões: a africanidade latente, com a insistência em manter vivo o crioulo forro de S. Tomé, através de um glossário de expressões e vocábulos nos seus livros; a dimensão política, num país que ainda é não apenas de famílias políticas mas de famílias de políticos; a dimensão social, iniludível num homem que foi jogador e treinador de futebol, professor de vários níveis de ensino e um apaixonado pela música - e dança - santomense, que frequentava bailes populares mesmo enquanto ministro; e a atenção ao feminino, patente nas suas personagens mais elaboradas». 

Sheila Khan, autora da tese "Traços Negros: Aculturação e identidades de jovens de origem africana", optou, na sua intervenção, por parafrasear Italo Calvino, respondendo não à questão ‘porquê ler os clássicos?’, mas à pergunta ‘porquê ler Albertino Bragança e “Ao Cair da Noite”’. A investigadora realçou o ‘dever de memória’ e o seu peso no diálogo intergeracional, bem como a importância de livros que, sem negar o seu ‘chão’, viajam para além dele, combatendo a ideia de territórios exóticos. «A Humanidade é só uma, e os territórios africanos estão no mundo com a mesma naturalidade dos americanos ou europeus», afirmou, atribuindo ao livro de Albertino Bragança essa capacidade de «combater o fechamento, trazendo as histórias da História à pele da realidade». 

A encerrar a sessão, o autor de “Ao Cair da Noite” falou do seu livro como «uma obra simples, com um enredo passado em S. Tomé mas de temática transversal: uma paixão violenta, doentia e irreprimível, um vício dominador que culmina no crime passional» e na possibilidade, ou não, de perdoá-lo. 
O evento cultural, apresentado por Solange Salvaterra, terminou com uma sessão de autógrafos.




Sobre o autor

Natural de S. Tomé, onde nasceu em 1944, Albertino Bragança, licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Coimbra, regressou a São Tomé em 1975, aí desempenhando vários cargos ligados à cultura e à educação, tendo sido, também, ministro da Defesa e Ordem Interna, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Ministro da Educação, Cultura e Desporto, Deputado, Vice-Presidente da Assembleia Nacional e Presidente do Partido de Convergência Democrática (PCD).
Na literatura, estreou-se com o livro “Rosa do Riboque e Outros Contos“ (1985), uma obra que, além de um conjunto de interessantes narrativas, inclui um glossário das expressões e vocábulos do crioulo forro da ilha de São Tomé, numa iniciativa pedagógica que repete neste “Ao Cair da Noite”.

Carrinha do GD Cova-Gala foi roubada e encontrada nos Netos pela GNR



FURTO

A carrinha do Grupo Desportivo Cova-Gala, foi furtada, na madrugada de 25 para 26 de Setembro para e encontrada na noite de 26 de Setembro de 2017, na localidade dos Netos (Freguesia de Ferreira-a-Nova) pela GNR de Quiaios, no meio de um campo de milho.

Segundo fonte do clube, após «arrombarem os portões, partiram os vidros da porta lateral, fizeram ligação directa levando assim a carrinha».

A participação deste furto foi efectuada junto da PSP da Figueira da Foz, porém a carrinha foi encontrada fora da zona urbana, pela GNR que entretanto já enviou a carrinha para o Centro de coordenação em Montemor-o-Velho.

Segundo fonte da GNR, esta «carrinha poderá eventualmente, ter sido usada para assaltos, durante o dia, acabando por ser abandonada num local ermo, possivelmente por falta de combustível».

Para já, ainda se desconhecem os autores do assalto, mas prosseguem neste momento as investigações para apurar os responsáveis.


Fotografias:





26 de setembro de 2017

Incêndio num motociclo propagou-se à casa do seu proprietário nos Armazéns de Lavos

Foto de Arquivo

ACIDENTE

No passado sábado, um homem estava a fazer a reparação do seu motociclo, encostado à sua casa, quando o tanque de combustível explodiu, dando-se de seguida um incêndio, que se propagou aos estores da sua habitação, provocando uma situação de pânico.

O motociclo do homem seria uma "scooter", no local compareceram Bombeiros Voluntários e Bombeiros Municipais. O homem terá sofrido ferimentos ligeiros, acabando por ir ao Hospital Distrital da Figueira da Foz, por precaução.

Regresso de Santana Lopes à Figueira da Foz



POLÍTICA


Com o salão maior da Quinta da Salmanha, completamente cheio (cerca de 500 presenças), foram oradores da noite, Maurício Marques Presidente da Distrital de Coimbra do PSD que agradeceu o apoio de Santana Lopes dado ao candidato da “sua terra amiga” e o Luís Semedo, Mandatário da Candidatura que salientou a força e a pujança dessa mesma candidatura alicerçada nas grandes listas candidatas à Juntas de Freguesias. 

De seguida interveio Carlos Tenreiro referindo «que o seu programa de governação não promete obras de milhões para depois não serem cumpridas, antes privilegia medidas concretas e objectivas ao nível da boa gestão e planificação da governação autárquica assente numa governação de proximidade com a comunidade (reabertura de postos médicos, autorizar a construção nas aldeias, reduzir o IMI e a água, rever a rede de transportes e o plano de limpeza e manutenção dos espaços públicos)». 

Falou ainda do «modelo de desenvolvimento sustentado do concelho assente no porto comercial, numa solução integrada entre turismo e industria, com recurso ao "by pass", atento à necessidade imperiosa das areias a norte serem transferidas para sul de forma a acudir ao grave problema de ordem ambiental relacionada com a erosão costeira e assim ver assegurado o permanente desassoreamento do canal de navegação, permitindo o aprofundamento do calado para embarcações de maior porte e dando mais segurança à frota pesqueira e assim potenciar o porto para outros patamares e permitir a “captação de investimento, criação de emprego e fixação dos nossos jovens no concelho».


Santana Lopes encerrou a sessão de discursos felicitando Carlos Tenreiro e toda a candidatura, afirmando que «acredita realmente no modelo de desenvolvimento apresentado para o concelho, o qual, deve ser posto em prática o mais depressa possível pois a Figueira e os figueirenses não podem perder mais tempo». 


Mariana Mortágua esteve no jantar de campanha da candidatura do Bloco de Esquerda da Figueira da Foz


POLÍTICA

Na passada sexta-feira, dia 22 de Setembro, decorreu o jantar de campanha da candidatura do Bloco de Esquerda da Figueira da Foz com a presença de Mariana Mortágua (deputada), Rui Curado Silva (cabeça de lista à Câmara) e Christopher Oliveira (candidato à Assembleia Municipal) no restaurante Adega da Praia na rua dos Pescadores em Buarcos.


Estiveram presentes cerca de 50 pessoas, num jantar onde discursaram o candidato Rui Curado, centrando a sua intervenção na descaracterização e deslocalização do centro de massa da cidade para uma periferia onde se instalam descontroladamente grandes superfícies comerciais em cima de corredores verdes, contrariando as promessas do actual presidente de câmara e candidato do PS.

Rui Curado classificou de "Holanda da Foz" essa nova cidade que se ergue contra os figueirenses, em alusão ao país onde algumas dessas empresas pagam impostos através de esquemas bastante questionáveis.



Mariana Mortágua centrou o seu discurso no trabalho do Bloco na discussão do orçamento do Estado, onde o Bloco se tem batido cumpra os investimentos e reposição de salários e reformas a que se comprometeu. Realçou o trabalho aguerrido e exigente que o Bloco tem feito, deixando pouca margem de manobra ao governo para se esquivar às suas promessas. Mariana concluiu que também a nível local a Figueira poderá beneficiar dessa exigência e energia que só o Bloco pode transmitir ao executivo local caso os figueirenses elejam um vereador ou mais para a câmara e aumente significativamente o número de eleitos para a Assembleia Municipal e assembleias de freguesia.

Soke Miguel Abreu dirigiu "Treino Samurai- MSD RYU BUDO"


DESPORTO

Dirigido pelo Soke Miguel Abreu 10.º Dan, decorreu no passado dia 23 Setembro no Hombu-Dojo (sede) da Associação Internacional MSD RYU na Figueira da Foz o Treino SAMURAI 2017 de MSD RYU BUDO. Esta formação foi dedicada principalmente ao estudo da Katana Japonesa onde foram abordadas técnicas de Iaido e Kenjutsu. Os participantes efectuaram também algumas técnicas de Tai-Jutsu (combate desarmado). O estágio incluiu ainda uma parte teórica onde foram abordados vários temas das artes marciais, principalmente relacionados com as artes praticadas pelos guerreiros Bushi os samurais do Japão.  

Na formação aberta a maiores de 10 anos, estiveram presentes praticantes e mestres de vários Dojos: Hombu-Dojo Figueira da Foz, Dojo Quiaios e Académico de Leiria.
No final do estágio Soke Miguel Abreu atribuiu os seguintes graus:

Carlos Palaio 4.º Dan Mestre, Pedro Curto 2.º Dan Instrutor, Alexandre Roque 1.º kyu cinto castanho e Tomás Abreu 2.º kyu cinto castanho.O Treino Samurai terminou com a entrega de diplomas de participação a todos os presentes. Soke Miguel Abreu referiu mais uma vez que é de extrema importância a participação dos graduados nestas formações, visto que além de serem uma forma de estudarem de uma forma mais detalhada certos aspectos da arte MSD RYU BUDO, são também uma forma de os graduados reunirem com o seu Grande Mestre para assim ser traçado todo o trabalho a seguir.

Duas vitórias para o Ginásio Clube Figueirense no Campeonato de Portugal de Tiro com armas de caça


DESPORTO


Duas equipas do Ginásio participaram na 3.ª prova do Campeonato Nacional de Percurso de Tiro Prático de Caça, realizada em Campo de Lis, Leiria, no passado domingo.

Ambas as equipas, saíram vitoriosas, nas variantes de semi-auto e livre, confirmando as excelentes prestações destes atletas, nesta modalidade olímpica. 

25 de setembro de 2017

Homem de 71 anos perde a vida atropelado na Marinha das Ondas


ÓBITO


Um homem, de 71 anos, morreu atropelado, e o autor do atropelamento pôs-se em fuga depois do acidente, que ocorreu na noite de sábado para domingo, perto das 23h00, no quilómetro 131 da IC1, na localidade do Sampaio, Marinha das Ondas.

Segundo foi possível apurar, este acidente resultou de um atropelamento com fuga do condutor, e resultou na morte do homem que foi transportado até ao Instituto de Medicina Legal de Coimbra.


24 de setembro de 2017

Dia Mundial do Coração comemorado na Figueira da Foz (Veja o Cartaz)



SAÚDE

No dia 29 de Setembro, por iniciativa da World Heart Federation, é assinalado o Dia Mundial do Coração. A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), como membro da Federação Mundial do Coração, tem a incumbência de dinamizar as actividades do Dia Mundial do Coração em Portugal, tendo convidado o Município para se associar e a Figueira da Foz ser o palco das comemorações nacionais em 2017.
O Município da Figueira da Foz acolhe assim as Comemorações Nacionais do Dia Mundial do Coração 2017, a realizar nos próximos dias 29 e 30 de Setembro.
O principal objectivo desta iniciativa é reforçar a importância da realização de actividades físicas e desportivas e de um estilo de vida activo para um melhor coração e uma vida mais saudável.
Com o lema “Partilha a tua energia”, em 2017, a Federação Mundial do Coração destaca a importância de pequenas mudanças poderem fazer grandes diferenças, apelando a que no Dia Mundial do Coração todos partilhem a sua energia positiva, inspirando quem nos rodeia e pessoas em todo o mundo a terem um coração saudável. 
Destacando que a saúde do coração é o coração de toda a saúde, reafirma que cuidar do coração significa comer e beber bem, fazer exercício, deixar de fumar, ou seja, tudo o que o que nos torna não só mais saudáveis, mas que também nos faz sentir melhor e capazes de desfrutar plenamente da vida.
Como refere a Federação Mundial do Coração, as doenças cardiovasculares são a principal causa mundial de morte e incapacidade, matando 17.5 milhões de pessoas por ano, representando um terço de todas as mortes no planeta e metade de todas as doenças não transmissíveis.
Para assinalar o Dia Mundial do Coração 2017, na Figueira da Foz, foi elaborado um Programa que conta com a colaboração de várias entidades parceiras, procurando alertar a população para a importância da saúde cardiovascular.


Nacional de Juvenis: Guardião do Pombal segurou igualdade com mãos de ferro diante da Naval 1.º de Maio

Fotografia de Ana Costa (A.Naval 1.º de Maio- Futebol Nacional)


DESPORTO
Rogério Neves

Naval e Pombal não foram além da igualdade sem golos em encontro da 5.ª jornada do nacional de juvenis que teve como palco o sintético da Figueira da Foz.

Um resultado que para os figueirenses terá um travo amargo de derrota na medida em que foram a equipa que praticamente (raras foram as excepções) controlaram o encontro, jogaram mais perto da baliza adversária, mais oportunidades criaram.

Todavia, escreva-se que uma partida de futebol muitas vezes decide-se por detalhes e esta que opôs figueirenses e leões do Arunca os detalhes que acabam por justificar o nulo final foram bem evidentes.

Face ao posicionamento do Pombal na tabela (ainda não tinha conquistado qualquer ponto) a turma da casa lançou-se deliberadamente no ataque na convicção de que seria fácil chegar ao golo. Enganaram-se. Os forasteiros mesmo sem causarem grande mossa na defensiva local tiveram pelo seu lado uma defesa coesa e organizada onde o protagonista foi o guardião Gonçalo que foi simplesmente intransponível. 

Quem tanto desperdiça não pode ambicionar a ganhar A Naval reentrou novamente na partida a controlar as operações e aos 47 minutos de baliza aberta Ricas atirou ao poste. A turma de Pombal reorganizou-se subiu o bloco e apareceu a discutir o jogo com os navalistas, fazendo pressão nas unidades de transição o que obrigou os figueirenses a desperdiçarem muitos passes.

Os visitantes acreditaram que poderiam levar algo mais que o empate e numa das poucas jogadas em que se acercaram da baliza figueirense (minuto 62) na sequência de um pontapé de canto viram o ferro (poste) da baliza navalista negar-lhe o golo.

No cômputo geral a Naval foi a equipa mais esclarecida, que mais perto esteve do golo, porém, há que referir que a sua eficácia ofensiva deixou muito a desejar, no entanto diga-se em abono da verdade se houve mérito da Naval a atacar e a procurar o golo, refira-se que houve bastante mérito do Pombal a defender e a evita-lo e quando assim é a igualdade acaba por ser justificada.



Ficha Técnica

Naval-Sp.Pombal 0-0

Campo de Treinos do Estádio Municipal José Bento Pessoa
Espectadores: 70
Árbitro: João Pinho (AF Porto)
Auxiliares: Rafael Saudade e Luís Rocha


Naval

Ventura
João Ferreira
Amaro
Tomas Santos
Ricas
Fortunato “C”
Costa
Forte
Cantante (56)
Nóbrega
Mota
Treinador: Mário Couceiro
Suplentes
Feitor
Nuno Fernandes
Zé Miguel
Rafael
Simão
Tomás Costa (56)



Sp. Pombal

Gonçalo
David
João Pedro
Rodrigo
Leonardo
Cris (72)
Gabi
Pedro Lopes “C”
Alexandre (55)
Maia
Micael (26)
Treinador: Ricardo Pateiro
Suplentes
Rui Pedro
Duarte
Tomás (72)
João Silva
Diogo Godinho
Bryan (26)
Edgar (55)


Disciplina: Nada a assinalar

Candidatos à Câmara Municipal voltam a ir a debate no próximo dia 27 deste mês



POLÍTICA

No âmbito do Ciclo "Figueira em Debate" promovido pela Associação FigueiraViva – IPSS ao longo de 2017, no dia 27 de Setembro irá realizar-se o IIDebate "Autárquicas 2017" com todos os Candidatos à Câmara Municipal da Figueira da Foz. O evento terá lugar no Auditório do Centro de Artes e Espectáculos pelas 21:00h.

Este Debate é um seguimento do já realizado pela mesma Instituição organizadora, no dia 14 de Setembro sobre a mesma temática.

Escola do Serrado participou no Dia Europeu sem Carros


ACTIVIDADES

No dia 22 de Setembro, todos os alunos da Escola do Serrado (Agrupamento Figueira Mar), incluindo os da unidade de autismo, assinalaram o Dia Europeu Sem Carros efectuando uma caminhada nos passadiços da praia da Figueira da Foz.
Esta actividade está inserida no Plano Anual de Actividades do Agrupamento e pretende dar a conhecer hábitos de vida saudáveis.
Percurso: dos passadiços em frente à Rotunda do Pescador até ao Oásis e regresso à escola.
Com esta caminhada, os professores procuraram sensibilizar os alunos para a importância de andar a pé, mantendo o ar mais limpo e respirável, dando mais qualidade de vida a todos, mas principalmente às pessoas que sofrem de problemas respiratórios.

Esta efeméride visa sensibilizar a população para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais. Com menos poluição viveremos todos num mundo muito melhor, aumentando a esperança de vida do Planeta Terra.

O Dia Europeu Sem Carros, está integrado na Semana Europeia da Mobilidade e foi adoptado pela União Europeia no ano 2000.


CRP Leirosa apresentou equipas para a nova temporada em jantar



ASSOCIATIVISMO

No jantar de apresentação das equipas Clube Recreativo da Praia da Leirosa para a temporada 2017-2018, estiveram presentes cerca de 230 pessoas, incluindo atletas, equipas técnicas, dirigentes, sócios e acompanhantes dos atletas.

Recorde-se que esta temporada, os jovens atletas da Praia da Leirosa, vão poder contar com um relvado sintético, fruto da requalificação do seu parque desportivo.



Direitos de autor

Todo o conteúdo deste site encontra-se protegido por direitos de autor. Não é autorizada a cópia permanente, no todo ou parte, e por qualquer forma, do conteúdo deste site, nem a colocação de links para este site em outros sites, sem o consentimento prévio escrito da Foz ao Minuto.

O utilizador não está autorizado a transmitir, distribuir, publicar, modificar, vender ou utilizar por qualquer forma a informação, incluindo imagens, contida neste site.

A prática de plágio é considerada crime, segundo a lei portuguesa.

A Foz ao Minuto encontra-se registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) com o número de registo 126961, e encontra-se apta para as suas funções.



FotografiaLDA

Principais destaques da semana

Anuncie AQUI

Anuncie AQUI
Copyright © Foz ao Minuto