EDUCAÇÃO
Em Fevereiro decorreram na Escola Infante D. Pedro (Agrupamento de Escola Figueira Mar) as duas primeiras sessões do Projecto “#Conversas Especiais com…”. Este projecto prevê estimular a curiosidade e satisfazer alguns dos principais interesses pré-profissionais de alguns dos alunos que frequentam esta escola e, conhecer, na primeira pessoa, algumas das principais profissões exercidas na zona da Figueira da Foz.
A primeira sessão teve lugar no dia 7 e contou com a participação do Fotógrafo Hugo Neves (da empresa Criando Imagens).
Nesta, 15 alunos tiveram oportunidade de perceber o que é necessário para ser fotógrafo profissional, quais são as principais dificuldades e o que motivou o fotógrafo para ter esta profissão. Na segunda parte da sessão, com supervisão do profissional, todos os alunos tiveram oportunidade de experimentar os diversos equipamentos/materiais necessários ao exercício desta profissão (câmaras, lentes, tripés, portfólios, panfletos, entre outros…).
No dia 22 vieram à escola a Enfermeira Fátima Claro (Enfª Especialista em Enfermagem Comunitária) e a Médica Helena Cardoso (Médica Pediatra Escolar Principal) da Unidade de Cuidados na Comunidade Farol do Mondego.
A sessão teve como principais objectivos: esclarecer dúvidas acerca da profissão de Enfermeira e Médica Pediatra, bem como, permitir aos alunos desmistificar o papel (muitas vezes negativo) que os enfermeiros e médicos têm na vida destes jovens. Todos os alunos tiveram oportunidade de colocar as suas questões e experimentar algumas das principais ferramentas de trabalho destas profissionais, como por exemplo: pinça, seringa, estetoscópio, medidor de tensão, termómetro, luvas, ligadura, … Através da experiência pessoal partilhada por estas profissionais, os alunos conseguiram identificar e perceber algumas das situações mais comuns vividas por eles em contexto hospitalar, tais como: motivos para esterilizar as ferramentas de trabalho, razão porque há limitações de acesso a alguns espaços hospitalares, razão porque os profissionais de saúde se revezam por turnos, entre outras.
Sem comentários:
Enviar um comentário